Aprender inglês por conta própria não é um bicho de sete cabeças. É necessário que a pessoa, com o seu próprio esforço, busque as fontes de conhecimento necessárias para a sua aprendizagem. No processo de estudo de um idioma é preciso que o aluno tome a frente e seja o protagonista, buscando as suas próprias ferramentas e a melhor forma de absorver o conteúdo. Aprender a falar inglês sem morar fora do país é possível, sim! Por isso, o 4 Dicas preparou algumas informações preciosas para contribuir com esses resultados.
1. Curiosidade
Como dito no post sobre dicas para ser mais criativo, a curiosidade é uma característica indispensável. É necessário que o autodidata vá além do conteúdo básico pelo simples prazer de aprender mais. Busque novas fontes de estudo e procure se interessar por tudo relacionado ao idioma: filmes, livros, cultura e sites de notícias. Além disso, você conta com inúmeros podcasts e canais de aulas virtuais para encorpar os seus estudos, além de ótimos dicionários. A internet está aí para isso.
2. Organização
Quando estudamos por conta própria, é preciso insistir na organização e não deixar as coisas saírem do controle. Principalmente se você é iniciante no idioma. Foque em temas importantes no início, como vocabulário básico, frases úteis e combinações de palavras. Com o tempo, você vai descobrir quais as suas deficiências e tirar dúvidas na internet, livros ou revistas. Reserve um tempo todos os dias para o seu estudo e procure não deixar que as redes sociais e a televisão dispersem a sua concentração. Faça desta organização um hábito.
3. Cuidado com a internet
Sempre falamos do lado bom da internet e as imensas possibilidades que ela nos proporciona. Mas é preciso ter cuidado com as fontes, para saber como utilizá-las de forma adequada. Atualmente, não faltam sites e informações para quem deseja aprender inglês por conta própria. Basta digitar no Google e conferir. Isso é ótimo. Porém, o estudante precisa tomar cuidado para não perder o foco. Com a quantidade de informações que temos acesso hoje em dia, fica difícil decidir por onde começar. Então, inicie escolhendo um tópico, relendo e fazendo exercícios. Somente assim o conteúdo será fixado.
4. Fale
Para adquirir fluência, você precisa praticar. E não deve ter vergonha! Procure um amigo ou até mesmo acesse um desses sites de conversação online e pratique a fala, busque alternativas para as palavras que você não se lembra. Falar com fluência nada mais é do que se expressar com naturalidade, sem travar. E mais do que isso: encontrar a palavra certa para cada situação. E caso encontre algum estrangeiro por aí, não tenha medo de conversar e treinar o seu inglês. Ele poderá dar um feedback e até algumas dicas.
Com essas informações, fica mais fácil dar o primeiro passo para aprender inglês. Agora, depende de você. Concentre-se, procure as melhores fontes para os seus estudos e faça disso um hábito diário. Vai ficar muito mais fácil quando você começar a se familiarizar com a língua. Não se esqueça: a prática leva à perfeição.
Confira também 4 dicas para praticar inglês em São Paulo.
Em caso de dúvidas, sugestões e dicas, comente o post e não deixe de contribuir curtindo a fanpage do 4 Dicas.
Adorei