Confira dicas para ter uma gestação tranquila e garanta um desenvolvimento saudável para o seu bebê. Durante os nove meses de gravidez, o corpo da mulher passa por muitas transformações por causa das mudanças hormonais. Portanto, é preciso adotar hábitos saudáveis e seguir as orientações do médico.
Logo nas primeiras semanas de gestação, a mulher já começa a sentir os primeiros sintomas típicos, como enjoos, mamas doloridas, dores abdominais, desejos alimentares, dor lombar, cansaço e variação de humor. Essas reações, que são físicas e psicológicas, podem comprometer a busca por uma gravidez tranquila.
Como ter uma gestação tranquila?
Os sintomas de gravidez não são os únicos que comprometem a saúde e o bem estar de mãe e filho. Na medida em que a grávida não toma os devidos cuidados pré-natais, toda a tranquilidade também pode ser abalada. Selecionamos 4 dicas para ter uma gestação tranquila. Confira:
- Compareça às consultas pré-natais
Assim que a mulher fica ciente de que está grávida, ela deve dar início ao seu pré-natal. As consultas com o obstetra ou ginecologista são importantes para ter uma gestação saudável e se preparar para o parto. É também através da visita ao médico que a futura mamãe realiza exames de ultrassom e consegue acompanhar, de perto, o desenvolvimento do bebê.
- Evite cigarro e bebidas alcóolicas
A partir do momento que a gravidez é diagnosticada, alguns vícios precisam ser deixados de lado, como é o caso do consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo.
As mulheres que fumam durante a gestação possuem fortes chances de sofrer aborto espontâneo ou dar à luz a um bebê com má formação, como é o caso do lábio leporino. O álcool também pode ser considerado um grande vilão na vida da gestante, afinal, ele chega até o feto por meio da placenta e causa um problema chamado de síndrome alcoólica fetal. Essa doença, por sua vez, está relacionada ao déficit de aprendizagem e danos congênitos.
- Alimente-se bem
Uma dica muito importante para ter uma gravidez tranquila é manter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, como vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos. O cardápio da gestante deve ter muitos legumes, frutas, verduras, cereais e carnes magras. Por outro lado, certos alimentos devem ser evitados porque colocam em risco a saúde do bebê, como é o caso do queijo gorgonzola e da carne mal passada.
Na hora de elaborar um cardápio saudável, a futura mamãe deve incluir os alimentos ricos em ácido fólico, como fígado, lentilha, quiabo e espinafre. Como esse composto nutricional é muito importante para a saúde do bebê, ele também pode ser ingerido através de suplemento.
4. Faça atividade física
Na medida em que a gravidez avança, o corpo fica mais pesado e os movimentos mais lentos. Em todo caso, a mulher não pode deixar de se exercitar. Um bom programa de atividade física é fundamental para melhorar a resistência e até mesmo preparar o corpo para o estresse físico do parto. Os exercícios mais recomendados são: caminhada, hidroginástica e yoga.
Gostou do post? Compartilhe!