Um dos principais problemas das pessoas hoje em dia é gastar o dinheiro que ganha em excesso e não conseguir economizar para alcançar outros objetivos.
Por isso, o artigo de hoje fala em 4 dicas de finanças pessoais que vão ajudá-lo a controlar seus gastos e economizar. Mudanças em pequenos fatos e na forma de pensar podem ajudá-lo nesse desafio, sem neuras e cálculos mirabolantes.
1-Guarde o dinheiro no início do mês
A dica é separar o dinheiro que você precisa guardar logo que receber o seu salário. A maioria das pessoas apenas guarda o que sobrar e, como o dinheiro fica disponível, já sabemos o resultado.
Guarde o dinheiro em uma conta separada para que você não gaste com o seu cartão de débito em qualquer vontadezinha. Você pode optar por uma poupança, que normalmente não tem taxas de administração. E o rendimento mínimo da poupança ajuda a combater a inflação.
Outra dica: se você tem dificuldade em guardar dinheiro e acaba sempre gastando o que guardou, quebre o cartão! Isso mesmo, quebre. Mais dificuldade em tirar o dinheiro fará você pensar melhor se realmente é necessário usar suas economias.
2-Planilha de gastos
O primeiro passo é ter um controle e um planejamento, saber quanto entra e quanto sai por mês, assim você saberá onde está gastando mais. A maioria das pessoas se liga apenas aos gastos maiores, porém ao fazer uma planilha de controle de gastos você verá o quanto os pequenos valores do dia a dia irão fazer diferença no fim do mês.
Nessa planilha você deve colocar o nome gasto, o valor e a categoria, como contas de casa, celular, diversão, alimentação. A categoria é importante para você ter noção de qual área de sua vida tem exigido maior parte de seus recursos. O controle também é importante: digamos que você precise economizar 20% do que ganha e, ao chegar no dia 20 já tenha gasto 70%, você saberá que precisa se controlar no restante do mês.
3- Economizando
Agora com a planilha, você já sabe onde gasta mais dinheiro e pode cortar os custos supérfluos ou exagerados. Outra coisa importante é perceber o quanto os pequenos valores se transformam em grandes somas.
Você pode diminuir seus gastos de diversas formas:
- Nas contas do dia a dia economizando água e luz
- Se você tem duas contas no banco e paga tarifas pelas duas, o indicado é manter apenas uma
- Gastar menos com celular. Com a internet, você pode usar WhatsApp, Skype e viber ao invés de mandar SMS e telefonar
- Gastar menos no mercado com lista de compras e um limite de gasto fora da lista. Economizar os pequenos valores que normalmente desperdiçamos (0,20 centavos por dia são 73 reais em um ano)
- Pagar dívidas e comprar à vista aumenta o poder de negociação, permitindo que você barganhe descontos
4-Fuja dos juros
Sim, sempre eles, os juros. Essa com certeza é a pior maneira de se gastar/queimar dinheiro. Oferece poucos benefícios e muita dor de cabeça. Use as dicas anteriores! Economize e pague suas dívidas à vista.
Juros do cheque especial, do cartão de crédito, na compra de eletrodomésticos, carro e afins são a perdição para a saúde financeira de qualquer pessoa. Estabeleça uma meta de quanto precisa juntar e use a planilha de controle financeiro para chegar a este objetivo e não entrar nessa roubada.
Um banco cobra em média 2,5% de juros para emprestar dinheiro a alguém, dinheiro sobre o qual paga 0,6% de juros para o dono dinheiro.
Essas foram 4 dicas simples para você controlar suas finanças pessoais e equilibrar seus gastos, nada de neura. Economizar seu dinheiro é importante para que você possa aproveitá-lo depois em uma viagem, carro ou com vídeo game novo, o que você preferir.
Dúvidas? Use os comentários!