A maioria das pessoas tem receio na hora de fazer apresentações, seja no trabalho, na faculdade ou para algum projeto. Para ajudar você a perder o medo de falar em público, o 4 Dicas preparou um post para ajudá-lo a enfrentar esse desafio, com dicas que farão a diferença na hora da sua apresentação.
1. Estude o tema e crie um bom roteiro
O primeiro passo para uma boa apresentação é dominar o assunto. Estude o máximo possível cada detalhe e anote os pontos cruciais para apresentar. Faça um bom roteiro! Essa é a parte mais importante. Conte uma história convincente, envolvente e que gere expectativa ao decorrer da mesma. Existem diversas formas para construir um argumento para sua apresentação, e uma das mais conhecidas é a regra de 3, onde se apresenta todos os argumentos em 3 passos, 3 itens por slide. Isso ajuda na memorização, evitando o excesso de informação. Essa é uma dica que lí no livro Faça como Steve Jobs. Outra forma é usar questionamentos e depois apresentar a resposta. Perguntas instigam as pessoas a pensarem no assunto, gerando ansiedade pelo próximo slide e prendendo a atenção na resposta.
2. Conquiste a confiança do público
Atenção a postura. Você não pode perder a confiança do público, pois a primeira a impressão é a que fica. Ccomece bem, capriche na dicção e respire. Não transpareça o seu nervosismo. Sempre olhe para platéia, evite ler o slide (isso passa a impressão de que você não tem o conhecimento suficiente), guaguejar, deixar as mãos no bolso, cruzar os braços, ficar rígido, andar de um lado para o outro. Tudo isso gera desconfiança e você deve agir da forma mais natural possível. Pesquise dados numéricos e fatos para incrementar sua apresentação. Eles ajudam a passar mais confiança ao público.
A linguagem utilizada também influência na empatia. O humor é sempre uma boa arma para trazer a platéia para o seu lado e atingir de uma melhor forma o público. Porém, preste atenção à reação do público para adaptar sua linguagem, evite excessos, sua apresentação não pode virar um show stand-up.
3. Aparência
A aparência também é importante. Esteja bem arrumado, não necessariamente de terno e gravata, mas sim, adaptado ao ambiente. Em um apresentação para diretores de uma multinacional, o terno deve ser a melhor opção, mas em uma palestra para estudantes, a camiseta e o tênis talvez seja mais adequado.
A aparência da apresentação é outro ponto importante. Use um layout agradável que não force a visão do telespectador e, na dúvida, opte por cores sóbrias como branco e cinza claro. Evite excesso de texto nos slides, privilegie a legibilidade, tamanho e cor da fonte devem ter atenção especial. Não há nada mais frustrante do que não conseguir ler os slides. Uma apresentação apenas com textos e listas fica muito maçante. Procure imagens com boas resoluções para ilustrar os slides, bancos de imagens como o corbis e o compfight são uma ótima opção para conseguir imagens. Se necessário use vídeos, eles são uma ótima solução para demonstração de um produto ou ação, explicar certos funcionamentos nos slides pode ser realmente difícil, chato e confuso, portanto, não exagere.
4. Pratique a apresentação
Treine bastante a apresentação. Isso ajuda a ganhar confiança, perceber dificuldade em alguma palavra ou explicação. Também é bom para revisar possíveis erros ortográficos e de digitação, e realizar acertos no roteiro. Chame a mãe, namorada, amigos e faça uma apresentação teste! Esse é o momento para perceber se o roteiro não está confuso, se o enredo funciona e a resposta do público.
Essas foram as dicas para conseguir fazer uma boa apresentação. Se você não tem facilidade para apresentar, praticar é a parte mais importante, mas a alma da apresentação é seu conteúdo. Por isso, estude, planeje e faça um bom roteiro. Entre a parte oral e o estudo, há todo o corpo da apresentação. Capriche o máximo possível, é nesta etapa que os grandes apresentadores fazem a mágica acontecer. A dica extra é: entre no slide shared e veja boas apresentações como referência.
Dúvidas, sugestões, outras opiniões use os comentários. Não esqueça de compartilhar o post.
Se você têm dificuldades para falar em público, existem cursos para ajudá-lo nessa dificuldade, inclusive cursos online que saem muito mais em conta como o Curso Aprenda a Falar em Público do pessoal do Cursos 24 horas.