A música por muitos momentos pode ter um tom mágico, capaz de nos transportar a outros lugares em nossas mentes e de mexer diretamente com as emoções de quem a escuta.
Por sua vez, a sensação de ser o transmissor direto destes sentimentos é realmente tentadora. Pensando nisso, separamos 4 Dicas que podem te auxiliar a engrenar de vez na prática de um instrumento musical.
Persistência
É muito comum ouvir as pessoas dizendo coisas como “Tentei uma vez tocar, mas não tenho o dom”. Acredito sim que alguns possam ter mais facilidade que outros, mas esta questão do dom é muito discutível.
É quase impossível encontrar alguém que tenha tentado uma vez e já saiu tocando como se fosse mágica.
Não adianta, para aprender um instrumento é preciso PERSISTÊNCIA, e saber que não é do dia para a noite que você será um instrumentista habilidoso, pois isso exige certo tempo que pode variar de pessoa para pessoa (talvez esse seja o tal do dom que todo mundo usa como desculpa para desistir).
Foco
O aprendizado de um instrumento exige muito tempo e dedicação, por isso não desperdice o seu tempo (que hoje em dia é muito escasso para a maioria das pessoas).
Faça seus minutos valerem horas, pois as vezes é preferível até treinar/estudar menos, porém com foco, do que ficar horas “estudando”, e na verdade estar pensando no resultado do jogo da televisão, por exemplo. Isso na verdade vale para qualquer aprendizado, seja no estudo musical ou, por exemplo, estudando para uma prova na faculdade.
Treino
Falando por experiência própria, não vale apenas se inscrever em uma aula e só ter contato com o instrumento durante a duração da mesma como muitos fazem. O aprendizado de um instrumento exige muito mais, seja realizando exercícios em casa ou simplesmente lendo e se informando sobre o assunto.
A gama de conhecimento é simplesmente enorme, e sempre há o que estudar, no intuito de se tornar um instrumentista mais completo. Hoje em dia, com a evolução da internet é muito simples encontrar exercícios, que auxiliam e muito para o crescimento musical.
Motivação
Como todo e qualquer aprendizado, é muito importante estar motivado para atingir seus objetivos. Hoje um dos nossos aliados para isso é o YouTube, na qual podemos nos inspirar e nos espelhar nas diversas personalidades talentosas (e muitas vezes até anônimas) que temos por aí.
Outro fator que geralmente é muito motivador é quando conseguimos tocar nossas primeiras músicas e vemos o gratificante resultado do árduo trabalho de treino ao longo do tempo.
O ato de tocar um instrumento é simplesmente transformador, pois além de um hobbie, pode ser uma verdadeira terapia e nos possibilita, em determinadas situações, falar diretamente com o coração de quem nos ouve.
Se você tem mais alguma dica para compartilhar conosco sobre como aprender a tocar um instrumento musical, envie nos comentários!