O empreendedorismo vem sendo estimulado no Brasil. Em países com mercado mais aberto como nos Estados Unidos, a noção de empreender é algo que faz parte do imaginário da população.
O valor dado ao empreendedor nos Estados Unidos está diretamente ligado com o orgulho nacional e os pioneiros que ajudaram na construção do país.
Com o mercado brasileiro em crescimento e aquecido por blocos emergentes e consolidação econômica, existem espaços para empreendedores iniciarem suas atividades. Geração de emprego e crescimento do país estão diretamente ligados com atividades empreendedoras.
Contudo, existem dificuldades para o empreendedor brasileiro. Tais problemas vem diminuindo com o tempo, mas ainda existem. A burocracia é o maior e mais desafiador deles. Com consultoria empresarial correta, são pontos superáveis.
Entenda a seguir 4 pontos problemáticos para o empreendedor brasileiro:
1.Falta de crédito
O desenvolvimento de novos negócios precisa do crédito certo para surgir. Este ponto vem sendo evoluído aos poucos. Recentemente, visando a desburocratização e facilidade no crédito, o Governo Federal lançou a facilidade do Micro Empreendedor Individual. Neste caso a burocracia é praticamente nula e as facilidades de crédito existem. O crescimento de investimentos do BNDES também auxilia neste setor e as perspectivas são otimistas. Por vezes é importante um planejamento e uma consultoria empresarial antes de se aventurar no mercado para evitar problemas maiores.
2.Fluxo de caixa
Problemas no fluxo de caixa aliados à juros altos e alta carga tributária podem ser um problema. Neste caso as contas em ordem aliadas à boa consultoria empresarial devem ser priorizadas para regulamentação da ordem interna.
3.Comodidade
Deixar o salário para empreender é um ponto de destaque que por vezes desestimulam o empreendedor. Um estudo bem feito de mercado e produto ou serviço oferecido com boa consultoria empresarial devem auxiliar na segurança para arriscar.
4.Infraestrutura
A falta de escolaridade aliada a alta carga tributária e ausência de infraestrutura travam o crescimento de empreendedores. O custo de capital brasileiro é elevado e as questões básicas precárias. É necessário um bom estudo de caso para iniciar, principalmente uma grande empresa.