4 Dicas de programas educacionais pra sua pagar sua faculdade!

Está sem grana e precisa fazer uma faculdade ou curso técnico? Veja como esses 4 programas educacionais podem te ajudar!

O mercado de trabalho anda cada vez mais concorrido e todos nós sabemos disso. E para quem não tem uma boa qualificação, pode ficar ainda pior. Mas todos sabemos que fazer uma faculdade está longe de ser barato. Porém, existem hoje no Brasil alguns programas educacionais, seja do governo ou da iniciativa privada, que podem ajudar quem está sem dinheiro e precisa estudar. Vamos explicar um pouco sobre um a um. Acompanhe conosco.

Programas Educacionais para te ajudar a se qualificar

qualificacao profissional

Veja um a um quais são esses programas:

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa da iniciativa privada  que oferece bolsas de estudo de até 50% para alunos que queiram ingressar em escolas ou faculdades particulares. São oferecidas todos os anos mais de 120 mil bolsas de estudo e já foram beneficiados mais de 200 mil alunos em todo o Brasil. As bolsas de estudos são oferecidas para Graduação, Pós-Graduação e Ensino Básico.E são normalmente destinadas a pessoas de baixa rendam, que comprovem esta condição. Tudo com um rigoroso processo seletivo, que contempla apenas aqueles que realmente precisam.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.Qualquer brasileiro com ensino médio completo pode se inscrever para a Bolsa-Formação, porém, em linhas gerais (e se houver concorrência de mais de um candidato por vaga), o PRONATEC dará prioridade para alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada

Fies

O FIES destina-se a estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação, regularmente matriculados em Instituições de Ensino Superior – IES não gratuitas, devidamente cadastradas no Programa e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Além disso, para receber o financiamento, o estudante não pode estar inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC), nem já ter sido beneficiado pelo FIES.

É considerado curso com avaliação positiva, aquele que obteve conceito maior ou igual a 3 na edição mais atualizada do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE. Para se inscrever é preciso procurar sua faculdade e ver se ela tem vagas para  inscrição no programa.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal, que teve sua primeira edição em 2010, que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior.

O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Participam do Sisu 2014/2 (relativo ao segundosemestre de 2014) 67 instituições de ensino superior, entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada, totalizando 51.412 vagas.Para poder se candidatar no Sisu 2014/2 é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 – e não tenha zerado na redação. É a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Conclusão

Bom pessoal, espero que tenham curtido as dicas e que consigam se qualificar com sucesso

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários, até a próxima!

Leave a Reply