Particularmente, eu adoro filmes de terror. Segundo matéria da Revista Galileu, nós, seres humanos, gostamos de sentir medo. O terror das telas é controlado e nos permite experimentar sensações inexistentes em outro lugar. A ansiedade e o estresse contribuíram com a evolução do homem, fazendo com que estejamos sempre preparados para uma briga. Em doses pequenas e com a consciência de que aquilo não é real, essa adrenalina pode se converter em sensações agradáveis. Você acredita? Confira 4 dicas de filmes de terror para você confirmar se essas teorias são verdadeiras. Ou não.
1. O Iluminado
O filme baseado no livro homônimo foi dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1980, trazendo no elenco o magnífico Jack Nicholson. O protagonista da história é o escritor Jack Torrance, que tenta reestruturar a sua família e procura uma válvula de escape para se curar do alcoolismo. Para isso, ele aceita o trabalho de zelador de inverno em um imenso hotel, com um passado fantasmagórico. Jack se muda com a família para o local e, no decorrer do filme, as forças sobrenaturais do local mudam sua personalidade, o transformando em uma pessoa violenta. A sua mulher Wendy e o filho Danny se vêem diante de uma situação desesperadora, estando praticamente sozinhos naquele imenso hotel.
2. Psicose
Acho que todo mundo se lembra da trilha marcante desse clássico, mesmo sem ter assistido ao filme. Dirigido por Alfred Hitchcock em 1960, foi inspirado no livro de Robert Bloch, dando origem ao incrível roteiro de Psicose. Destacado como um dos melhores filmes de todos os tempos, a história começa com a secretaria Marion Crane, que rouba 40 mil dólares da empresa em que trabalha e foge sem destino. Cansada da viagem, ela para no Motel Bates, um local decadente e isolado. Ao chegar, é recepcionada por um simpático rapaz, Norman Bates, totalmente dominado e mimado pela mãe. A partir disso, a trama se desenrola e Marion descobre que as coisas não são como parecem.
3. O Exorcista
Mais uma trama marcante no gênero terror. Baseado em uma história real, o filme dirigido por William Friedkin é de 1973 e aborda a possessão demoníaca de uma garota de 12 anos. Chris MacNeil é uma atriz que percebe mudanças drásticas no comportamento de sua filha, Regan Macneil. A menina sofre uma convulsão e apresenta sintomas sobrenaturais como levitação e força. Ela é submetida a uma série de exames que indicam o seu perfeito estado de saúde. Ocorrências sobrenaturais continuam acontecendo. É aí que a mãe resolve pedir ajuda da igreja e os padres Karras e Merrin começam o processo para exorcizar o demônio.
4. Tubarão
Mais um que entra para a lista, Tubarão é de 1975 e foi dirigido por Steven Spielberg. Considerado um clássico do cinema e com sucesso de bilheteria, a história começa com uma garota encontrada morta na beira da praia. Logo de início, suspeitam que seja ataque de tubarão. Após tentativas inúteis de fechar a praia, perto do feriado de 4 de julho, o xerife Brody se desespera com mais uma morte, desta vez de uma criança. Logo, um tubarão é capturado, mas o xerife acredita não ser aquele o causador de tamanho estrago nas vítimas. Descobrem então que o animal pego não era o que provocou a morte. Após o ocorrido, o xerife parte para a missão de capturar o verdadeiro tubarão ao lado de um cientista insano e um pescador.
Bom, não é sexta-feira 13 nem Halloween, mas todo dia é dia para filmes de terror. Agora que já sabe que o medo pode até fazer bem, você tem uma boa desculpa para assistir aos maiores clássicos de terror do cinema. Aproveite para conferir 4 dicas de remakes de filmes de terror.
Dúvidas, sugestões ou mais dicas sobre filmes, utilize os comentários. Ah, e não esqueça de curtir a fanpage do 4 Dicas!