Hoje, reunimos 4 dicas para você melhorar sua organização pessoal. Esse é um assunto que representa um grande desafio, mas você pode alcançar os seus objetivos com dedicação e persistência.
1. Planeje-se
Planejar sua organização é importante. Divida suas tarefas em grupos, como casa, trabalho, blog e marque os itens que precisam ser trabalhados em cada tópico. Isso ajuda a visualizar as tarefas que necessitam ser feitas e a gerir o tempo gasto para fazer cada uma delas. Com as listas feitas, faça um item por vez, caso contrário corre o risco de ficar perdido, e esquecer as tarefas que tem de ser feitas. Planejamento é extremamente importante, afinal, quem nunca ouviu alguém reclamando de reuniões improdutivas? Use pauta em todas reuniões, mantenha o foco e passe tudo que foi definido para lista de atividades assim que a reunião acabar.
2. Defina tempo e prioridade
Na hora de planejar, faça uma estimativa de tempo para cada atividade, leve em conta quaisquer imprevistos que possam surgir, separe as atividade que podem ser completadas em menor tempo (no mesmo dia) e as que levam um maior tempo (tem de ser feita em etapas). Então, organize por prioridade, das mais urgentes para as menos urgentes. É importante não abandonar atividades pela metade, ou em um tempo de espera muito grande. Quanto mais tempo, maior a possibilidade de você deixá-la de lado. Esse é um bom motivo para não começar muitas coisas ao mesmo tempo. Pode ter certeza que algumas serão abandonadas pelo caminho.
3. Anote e centralize
Atualize sua lista de atividades, anote tudo que precisa ser feito logo que surge, anote tudo que é pedido. Porém, não espalhe as anotações em diversos locais, centralize tudo em único local, seja sua agenda, um bloco de notas ou na caixa de e-mails, e não esqueça de definir as prioridades e estimativa de tempo. Com tudo no mesmo local é mais fácil de cumprir as etapas anteriores. Elimine o desnecessário. Com o tempo, você acaba criando pilhas de papel e anotações. Sempre revise e elimine o desnecessário que pode atrapalhar na hora de achar algo realmente importante.
4. Cuide das atividades rotineiras
Crie rotinas para suas atividades, definindo dias para fazer atividades semanais e horários para fazer as atividades diárias, como responder e-mails. Não deixe para depois as coisas que você pode fazer agora. Essas tarefas tem de ser realizadas com agilidade, pois podem acabar virando uma bola de neve e causar problemas depois. Saiba dizer não ao que lhe pedem. Aceitar todas as tarefinhas que aparecem pode minar o seu planejamento.
Essas foram as dicas para ajudar a melhorar sua organização pessoal. Agora é hora de aplicar e otimizar o seu tempo para fazer atividades mais agradáveis.