Essa semana, 7 de abril, comemoramos o Dia Mundial da Saúde. E todos sabemos que para garantir uma saúde de ferro é necessário praticar exercícios físicos. Uma das melhores opções é a caminhada. Por isso, separamos 4 dicas para você sair do sofá e correr, ou melhor, andar.
1. Prepare-se para a caminhada
Antes de sair por aí fazendo exercício físico é recomendável fazer um exame médico para saber das suas atuais condições cardíacas e ortopédicas para a prática da caminhada. Use roupas leves e confortáveis, como as feitas a partir de tecido sintético. Outro ponto importante é o tênis: um tênis para caminhada precisa de sistema de amortecimento para reduzir o impacto durante a atividade. Caminhar com um calçado que não é apropriado aumenta as chances de desgaste e até mesmo tendinite.
2. Onde e quando fazer caminhada
O local também influencia bastante. Evite lugares com muita poluição e terrenos irregulares que possam provocar lesões graves, dando preferência a parques ou praças. Quanto ao horário, prefira fazer sua caminhada em momentos de temperatura mais amena, antes das 10h e depois das 17h, evitando complicações. E não se esqueça! Mesmo nesses horários o protetor solar é indispensável.
3. Durante a atividade
Antes de começar sua caminhada alongue-se para evitar lesões. Depois da atividade, você deve fazer o alongamento novamente.
Durante a caminhada, fique atento a postura, cabeça erguida, ombros relaxados sem incliná-los, assim como o tórax, e o balançar natural dos braços.
Respire corretamente, inspire pelo nariz e expire pela boca. Dessa forma, a troca de ar é mais rápida, além disso, o nariz tem mecânismos para filtrar o ar.
Mantenha o ritmo, aumentando gradativamente de uma semana para outra sem queimar etapas, tanto em distância quanto em velocidade e tempo de atividade.
Hidrate-se durante a atividade. Isso é muito importante, já que o corpo requer o líquido enquanto praticamos a caminhada.
4. Hábito
Faça disso um hábito. Caminhar regularmente, 3 vezes por semana, é um bom começo. Uma boa dica é arrumar amigos pra caminhar com você, tornando o exercício mais agradável e também é garantindo um apoio extra para manter a atividade.
Para ter mais informações sobre como seu corpo enfrenta atividades de corrida e caminhada, veja o Infográfico do Ig ou o artigo do site de dicas de dietas que é um verdadeiro guia para caminhadas.
Com essas dicas, fica mais fácil começar a caminhar e iniciar um hábito de vida mais saudável. Dúvidas ou sugestões, utilize os comentários. E não deixe de curtir a fanpage do 4 Dicas e compartilhar o post!